Administração por Objetivos
(APO)
A
(APO) é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos
comuns e definem as áreas de responsabilidades de cada um em termo de resultados
esperados.
Dentro desse conceito a (APO) trabalha dentro do seguinte esquema:
- Gerente e subordinados se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para o subordinado. A formulação de objetivos é consensual e participativa.
- A partir desse momento o gerente proporciona apoio, direção e recursos para que os subordinados possam trabalhar eficazmente. Orientados para o alcance desses objetivos, esses recursos são: (treinamentos, habilidades, equipamentos, etc.)
- Os subordinados passam a trabalhar para alcançar metas e cobra os recursos e meios necessários para tal fim.
- Periodicamente gerentes e subordinados se reúnem para avaliação conjunta dos resultados e do alcance dos objetivos.
- A partir das avaliações conjuntas há uma reciclagem do processo, os objetivos reavaliados ou redirecionados, em conjunto com os meios e recursos necessários.
Processo participativo democrático:
(Chiavenato Introdução TGA 7°Ed pág. 229)
A
(APO) apresenta as seguintes características.
- Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e subordinado.
- Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição.
- Interligação entre os vários objetivos departamentais.
- Ênfase na mensuração e no controle de resultados.
- Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.
- Participação atuante das gerências e dos subordinados.
- Apoio Intensivo do staff.
As características da (APO)
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A importância dos Objetivos
- Proporciona uma diretriz ou finalidade comum.
- Permitem o trabalho em equipe e eliminam tendências egocêntricas.
- Servem de base para avaliar planos e evitam erros.
- Melhoram as possibilidades de previsão de futuro.
- Quando os recursos são escassos, ajudam a orientar e prever sua distribuição e critérios.
Critérios de escolha de objetivos
- Atividades com maior impacto sobre os resultados.
- Objetivos devem ser especificos e mensuráveis e basear-se em dados corretos.
- Focar objetivos na atividade e não na pessoa.
- Detalhar cada objetivo com metas subsidiaria.
- Usar linguagem compreensível e clara.
- Devem concentrar-se em alvos do negócio e não dispensar atividades.
- Devem indicar resultados a atingir sem limitar a liberdade de escolha dos meios.
Hierarquia de objetivos:
- Objetivos estratégicos: Objetivos organizacionais e globais.
- Objetivos táticos: Objetivos departamentais.
- Objetivos operacionais: Objetivos de cada atividade
Para alcançar os objetivos traçados pela organização, é preciso saber como alcançá-los, e para isso é necessário estabelecer estratégias empresariais com o fim de obter esses objetivos de forma eficiente, e escolher as táticas e operações que melhor implementem a estratégia adotada.
Comparação entre estratégia e tática
Estratégia
Envolve a organização como uma totalidade
É um meio para alcançar objetivos organizacionais
É orientada para longo prazo
É decidida no nível institucional da organização.
Tática
Refere-se a cada departamento ou unidade
É um meio para alcançar obejtivos departamentais
É orientada para médio ou curto prazo
É definida no nível intermediário pelo gerente
Planejamento
Estratégico
- Definição dos Objetivos da Organização
- Avaliação do Ambiente Externo (Ameaças e Oportunidades)
- Avaliação do Ambiente Interno (Forças de Fraquezas)
- Elaboração da Estratégia
- Planos Táticos
- Planos Operacionais
(Chiavenato Introdução TGA 7°Ed pág. 237)
A
análise SWOT
É a avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades
e ameaças.Em inglês
(strenghts,
weaknesses, opportunities, threats).
(Chiavenato Introdução TGA 7°Ed pág. 241)
Benefícios e Problemas com a (APO)
Alguns benefícios da (APO)
- Aclaramento de objetivos
- Melhoria no Planejamento
- Padrões claros para controle
- Aumento da motivação das Empresa
- Aumento da Motivação da pessoas
- Avaliação mais objetiva dos resultados
- Melhoria do moral
Alguns problemas com a (APO)
- Coerção sobre os subordinados
- Aprovação de objetivos imcompatíveis
- Papelório em Excesso
- Focalização sobre resultados mais facilmente mensuráveis do que sobre resultados mais importantes
- Perseguição rígida de objetivos que poderiam ser abandonados
(Bibliografia: IDALBERTO CHIAVENATO -Teoria Geral da Administração 7° Ed) e powerpoint estudados em sala de aula.
muito bom!
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