Benchmarking
É a técnica de observar quais são os pontos mais fortes de empresas referênciais, para assim poder aprimorá-los e ter vantagens no mercado. É a partir dessa observação que essa empresa passa a ser o benchmark.
A
imitação das técnicas de administração é muito antiga, como foi o caso da linha
de produção móvel que foi universalmente copiada em todo o mundo,tornando-se o
padrão de organização industrial.
O
benchmarking exige três objetivos que a organização precisa definir:
- · Conhecer suas operações e avaliar os seus pontos fortes e fracos e diagnosticar suas fragilidades.
- · Localizar e reconhecer a concorrência e comparar com sua própria organização para saber onde estão os pontos fortes e fracos
- · Adotar o melhor do melhor os pontos fortes dos concorrentes, e se possível excedendo-os e ultrapassando-os.
Estágios do Benchmarking
(Chiavenato Introdução TGA 7° Ed. pág. 589)
O principal impasse para a adoção do
benchmarking, por parte dos administradores reside em convencê-los de que seus
desempenhos podem ser melhorados e excedidos. Hoje em dia para ter êxito, as empresas estão
inovando constantemente, e uma dessas maneiras é a criação de equipes. Mas
não basta apenas o desenvolvimento de equipes, é preciso levá-los ao desempenho
máximo. Estes desempenhos são:
- Participação. Todos os membros estão comprometidos.Motivo: buscar sinergia de esforços.
- Responsabilidade. Todos os membros se sentem responsáveis pelos resultados do desempenho. Motivo: alcançar solidariedade.
- Clareza. Todos os membros compreendem e apoiam o propósito da equipe. Motivo: desenvolver o esforço conjunto.
- Interação. Todos os membros comunicam-se em um clima aberto e confiante. Motivo: buscar maior comunicação.
- Flexibilidade. Todos os membros desejam mudar para melhorar o desempenho. Motivo: tentar a adaptação rápida a novas circunstâncias.
- Foco. Todos os membros são dedicados a alcançar expectativas de trabalho. Motivo: buscar melhoria e aperfeiçoamento contínuo.
- Criatividade. Todos os talentos e ideias dos membros são usados para beneficiar a equipe. Motivo incentivar inovação e mudança.
- Velocidade. Todos os membros agem prontamente sobre problemas e oportunidades. Motivo: buscar competitividade através do tempo.
As principais vantagens e desvantagens do Benchmarking:
(Chiavenato Introdução TGA 7° Ed. pág. 590)
(Bibliografia: IDALBERTO CHIAVENATO -Teoria Geral da Administração 7° Ed) e powerpoint estudados em sala de aula.
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