domingo, maio 20, 2012

Benchmarking



Benchmarking






É a técnica de observar quais são os pontos mais fortes de empresas referênciais, para assim poder aprimorá-los e ter vantagens no mercado. É a partir dessa observação que essa empresa  passa a ser o benchmark. 

A imitação das técnicas de administração é muito antiga, como foi o caso da linha de produção móvel que foi universalmente copiada em todo o mundo,tornando-se o padrão de organização industrial.
O benchmarking exige três objetivos que a organização precisa definir:
  • ·         Conhecer suas operações e avaliar os seus pontos fortes e fracos e diagnosticar suas fragilidades.
  • ·         Localizar e reconhecer a concorrência e comparar com sua própria organização para saber onde estão os pontos  fortes e fracos
  • ·         Adotar o melhor do melhor os pontos fortes dos concorrentes, e se possível excedendo-os e ultrapassando-os.



Estágios do Benchmarking

 










(Chiavenato  Introdução TGA 7° Ed. pág. 589)



O principal impasse para a adoção do benchmarking, por parte dos administradores reside em convencê-los de que seus desempenhos podem ser melhorados e excedidos. Hoje em dia para ter êxito, as empresas estão inovando constantemente, e uma dessas maneiras é a criação de equipes. Mas não basta apenas o desenvolvimento de equipes, é preciso levá-los ao desempenho máximo. Estes desempenhos são: 
  

  1. Participação. Todos os membros estão comprometidos.Motivo: buscar sinergia de esforços.
  2. Responsabilidade. Todos os membros se sentem responsáveis pelos resultados do  desempenho. Motivo: alcançar solidariedade.
  3. Clareza. Todos os membros compreendem e apoiam o propósito da equipe. Motivo: desenvolver o esforço conjunto.
  4. Interação. Todos os membros comunicam-se em um clima aberto e confiante. Motivo: buscar maior comunicação.
  5. Flexibilidade. Todos os membros desejam mudar para melhorar o desempenho. Motivo: tentar a adaptação rápida a novas circunstâncias.
  6. Foco. Todos os membros são dedicados a alcançar expectativas de trabalho. Motivo: buscar melhoria e aperfeiçoamento contínuo.
  7. Criatividade. Todos os talentos e ideias dos membros são usados para beneficiar a equipe. Motivo incentivar inovação e mudança.
  8. Velocidade. Todos os membros agem prontamente sobre problemas e oportunidades. Motivo: buscar competitividade através do tempo.


As principais vantagens e desvantagens do Benchmarking:



 








(Chiavenato  Introdução TGA 7° Ed. pág. 590)






(Bibliografia: IDALBERTO CHIAVENATO -Teoria Geral da Administração 7° Ed)  e powerpoint estudados em sala de aula. 



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