domingo, maio 20, 2012

Imagens da Organização


Imagens da Organização



O que o autor Gareth Morgan nos tenta mostrar no livro Imagens da Organização, é que as Organizações podem ser vistas como metáforas. Para entender melhor isso precisamos aclarar melhor o que significa metáforas. E o que o autor trata de nos dizer com isso.
Metáfora é a forma criativa que temos na linguagem para comparar as coisas, é a maneira que o ser humano tem para criar explicações através de suas experiências para assim poder entender outras. Isso apenas nos ajuda a enriquecer nossa comunicação.
Com essa forma que o autor tem de comparar as Organizações como metáforas, nos ajuda também a compreender melhor o complexo mundo das organizações. Assim, podemos observar os vários tipos de organizações, e não apenas isso, mas também podemos ver diferentes tipos de metáforas.


 
1.    As Organizações vistas como máquinas 

Comparar as empresas como máquinas é pensar que, as empresas são geradas para atingir determinadas metas. Com isso nos leva a um pensamento rápido, o aumento da capacidade de produção. E o homem é visto como essa extensão da máquina como se fizesse parte dela. Início da administração científica, (Planejamento, Organização, Direção, Coordenação e Controle) com sistema de hierarquia.

2.     As Organizações vista como organismos vivos.


A constante procura das organizações, para tentar se adaptar ao meio e sobreviver. Estando de maneira aberta e receptiva para assim poder adaptar-se, mais rapidamente. Essas adaptações devem ser a preocupação com limitação dos recursos, e a constante inovação como fator diferencial de sobrevivência.

3.    As Organizações vistas como cérebro

Seria a capacidade de desenvolvimento de sua inteligência organizacional, ou seja, processamento de informações e processo de aprendizado.
O processamento de informações seria: o enfoque nas tomadas de decisões, a busca em novas formas de trabalho e a ruptura com o tradicional.
O processo de aprendizado seria: detectar e corrigir erros, e por outro lado questionar a relevância das normas. Podemos relacionar as informações e aprendizado à inovação.

4.    As Organizações vistas como culturas


Quando assim as vemos podemos associá-las a mini sociedades, com seus valores, rituais, ideologias e crenças próprias, onde cada organização terá a sua dependendo de seus administradores e fundadores, pois isso dependerá também da educação recebida de cada um.

5.    As Organizações vistas como sistemas políticos

Quando observadas com olhos políticos é possível discernir os padrões de interesses, os conflitos e os jogos de poder, existentes internamente na organização.

6.    As organizações vistas como prisões psíquicas.

Considerando as organizações como sistemas prisioneiros de seus próprios pensamentos e ações.
Três casos que causam o aprisionamento:
·         Sucesso
·         Acomodações Organizacionais
·         Processos grupais
Prisões psíquicas o próprio homem cria para si
Pensamentos, crenças e limitações que as pessoas não conseguem fugir.
As organizações acabam prisioneiras de seu próprio modelo mental.
As organizações podem controlar e dominar o inconsciente dos funcionários.


7.    As Organizações vistas como fluxo de transformação.

As organizações estão em contínua transformação e são nessas transformações que podemos entender os fenômenos organizacionais.
As organizações possuem a capacidade de auto renovarem e auto criarem.


8.    As organizações vistas como instrumento de dominação 

As organizações são vistas como exploradoras de seus empregados do meio ambiente e da economia global com fim de adquirir benefícios.
A consequência disso, trabalhos em excesso, acidentes e  doenças, onde podemos acrescentar o alcoolismo,consumo de drogas o que gera custo para as organizações.
As organizações são vorazes, buscam alcançar seus objetivos a todo custo, e tentam dominar as pessoas e as outras organizações.  


(Bibliografia: GARERH MORGAN, Imagens da Organização Ed Executiva.) e powerpoint estudados em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário