sábado, maio 19, 2012

Teoria Clássica


Teoria Clássica


Em 1916 surgia na França, a Teoria Clássica da Administração. Se na administração científica a ênfase era na tarefa realizada pelo operário, a teoria clássica caracterizava-se pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente .



Henri Fayol


Henri Fayol (1841-1925) foi o fundador da Teoria Clássica. Formou-se em engenharia de minas e entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera onde fez sua carreira.



Função Administrativa


Fayol salienta que toda empresa apresenta seis funções. São elas:



1-Técnica:Produção de bens, Manufatura.


2-Comercial:Compra, Venda e Troca.


3-Financeira:Utilização de capital.


4-Segurança:Proteção da propriedade e das pessoas.


5-Contabilidade:Registro de estoques, Balanços, Custos e Estatísticas.


6-Administração:Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.



Fonte – (Imagem extraída do livro: Introdução à Teoria Geral da Administração, Chiavenato 2005, p.81).



Conceitos


·         Prever: Consiste em examinar o futuro e traçar um plano de ação a médio e longo prazo.


·         Organizar: Montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento.


·         Comandar: Manter o pessoal ativo em toda empresa.


·         Coordenar: Reunir, unificar e harmonizar toda a atividade e esforço.


·         Controlar: Cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos e ordens.



Princípios gerais da Administração para Fayol


Os 14 princípios gerais da Administração, segundo Fayol são:



    1-    Divisão do trabalho: Especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.


2-    Autoridade e responsabilidade: A autoridade é o direito de dar ordens. A responsabilidade significa o dever de prestar contas. Deve haver um equilíbrio entre ambas.


3-    Disciplina: Comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.


4-    Unidade de comando: É o princípio de autoridade única.


5-    Unidade de direção: Uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo.


6-    Subordinação dos interesses individuais aos gerais: Os interesses gerais da empresa devem sobrepor-se aos interesses particulares das pessoas.


7-    Remuneração do pessoal: Satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição.


8-    Centralização: A autoridade está concentrada no topo da hierarquia da organização.


9-    Cadeia escalar: Linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo em função do princípio de comando.


10-  Ordem: Ordem material e humana.


11-  Equidade: Amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal.


12-  Estabilidade do pessoal: A rotatividade é prejudicial para a eficiência da organização.


13-  Iniciativa: Capacidade de visualizar um plano e assegurar o seu sucesso.


14-  Espírito de equipe: A harmonia para a organização.



Divisão do trabalho e especialização


Para a teoria clássica, a divisão do trabalho se baseia em duas direções. São elas:



A- Vertical: A autoridade aumenta na medida em que se sobe na hierarquia da organização. Em toda organização há uma escala hierárquica de autoridade. Daí a denominação “autoridade de linha” para significar a autoridade de comando de um superior sobre um subordinado.


B- Horizontal: No mesmo nível hierárquico cada departamento ou seção passa a ser responsável por uma atividade específica e própria. A divisão do trabalho no sentido horizontal que assegura equilíbrio é chamada departamentalização.


Conceito de Linha e de Staff


Fayol dava preferência pela organização linear, que constitui um dos tipos mais simples de organização.


A organização linear baseia-se nos princípios:


A- Unidade de comando: Cada pessoa tem apenas um único chefe.


B- Unidade de direção: Todos os planos devem se integrar e conduzir aos objetivos da organização.


C- Centralização da autoridade: A autoridade máxima deve estar concentrada em seu topo.


D- Cadeia escalar: A autoridade deve estar disposta em escalões hierárquicos (autoridade de comando).



Organização Linear


A organização linear se apresenta em forma piramidal. Na organização linear, os órgãos de linha, ou seja, os órgãos que compõem a organização seguem o princípio escalar (autoridade de comando).


Para que os órgãos de linha se dediquem a suas atividades especializadas, são necessários outros órgãos prestadores de serviços, denominados órgãos de staff, onde fornecem conselhos, assessoria e consultoria. A linha de staff não possui autoridade de comando.



Apreciação crítica da teoria clássica


A teoria clássica assim como as demais recebeu algumas críticas. Uma delas foi a abordagem simplificada da organização formal, deixando de lado a organização informal, a ausência de trabalhos experimentais, o mecanicismo que valeu o nome de teoria da máquina, a abordagem incompleta da organização e a visualização da organização como se esta fosse um sistema fechado.



As funções básicas da empresa hoje


“A visão de Fayol sobre as funções básicas da empresa está ultrapassada. Hoje, as funções recebem o nome de áreas da administração: assim, as funções administrativas recebem o nome de área de administração geral; as funções técnicas recebem o nome de área de produção, manufatura ou operações; as funções comerciais, de área de vendas/marketing. As funções de segurança passaram para um nível mais baixo. As funções contábeis passaram a se subordinar às funções financeiras. E, finalmente, surgiu a área de recursos humanos ou gestão de pessoas. Todavia, outras mudanças estão ocorrendo: as áreas citadas estão sendo geridas por equipes e não exclusivamente por departamentos como antigamente”.


(Introdução à Teoria Geral da Administração,  Chiavenato, 2005, p.80,81)



Referências Bibliográficas


·         Introdução à Teoria Geral da Administração
            Idalberto Chiavenato
            Sétima Edição
            Editora Campus


·         Teoria Geral da Administração
            Antonio Cesar Amaru Maximiano
            Quarta Edição
            Editora Atlas

Nenhum comentário:

Postar um comentário