sábado, maio 19, 2012

Teoria Comportamental


Teoria Comportamental


 A Teoria Comportamental ou Teoria Behaviorista trouxe uma nova concepção dentro da teoria da administração. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo.


Origens da Teoria Comportamental
A Teoria Comportamental surge no final da década de 1940 com uma nova definição dos conceitos administrativos.


ü  Compartilha alguns conceitos da Teoria das Relações Humanas apenas para servir como ponto de partida, mas rejeita as concepções ingênuas e românticas da mesma.


ü  Critica a Teoria Clássica e a oposição rígida dos autores clássicos principalmente no que se refere ao “modelo de máquina”.


ü  Em 1947, surge um livro que marca o início da Teoria Comportamental na administração – O Comportamento Administrativo de Herbert. A. Simon.


Novas proposições sobre a motivação humana
Um dos temas fundamentais da Teoria Comportamental é a motivação humana. Para os autores behavioristas o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.


Maslow
Pirâmide de Maslow
A teoria da motivação de Maslow é representada em forma de pirâmide onde as necessidades humanas estão organizadas em níveis, em uma hierarquia de importância. Na base estão às necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (necessidades de auto-realização).







As necessidades humanas e sua intensidade são variadas e obedecem às diferenças individuais entre as pessoas.


ü  Somente quando o nível inferior da necessidade está satisfeito é que o nível mais elevado surge no comportamento da pessoa.


ü  Nem todas as pessoas conseguem chegar ao topo da pirâmide. Muitas  param no meio do caminho.


ü  A frustração da satisfação das necessidades passa a ser considerada como ameaça psicológica.


Herzberg
Teoria dos Dois Fatores de Herzberg


Frederick Herzberg (psicólogo e consultor americano) formulou a teoria dos dois fatores para explicar como o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interage para produzir motivação. Segundo ele existem dois fatores que orientam o comportamento das pessoas, são:


1-    Fatores Higiênicos ou Extrínsecos
Os fatores higiênicos criam o clima psicológico e material saudável e influenciam a satisfação com as condições dentro das quais o trabalho é realizado. Essas condições são decididas pela empresa, assim os fatores higiênicos estão fora do controle das pessoas. Os principais fatores higiênicos são:


ü  Salários;


ü  Benefícios sociais;


ü  Tipo de chefia ou supervisão;


ü  Condições físicas e ambientais de trabalho entre outros.
As pesquisas de Herzberg mostram que quando os fatores higiênicos são ótimos eles apenas evitam a insatisfação dos empregados, porém não conseguem sustentá-la por muito tempo. Eles apenas evitam a insatisfação, mas não provocam a satisfação. Herzberg também os chama de fatores insatisfacientes.


2-    Fatores Motivacionais ou Intrínsecos
Para que haja motivação, segundo Herzberg, é preciso que a pessoa esteja sintonizada com seu trabalho. Os fatores motivacionais estão sob o controle dos indivíduos, pois estão relacionados com aquilo que faz e desempenha. Por estarem, relacionados com a satisfação dos indivíduos, Herzberg também os chama de fatores satisfacientes.


ü  Satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes.


ü  Insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes.
As teorias de Maslow e Herzberg apresentam pontos em comum. Os fatores higiênicos de Herzberg relacionam-se com as necessidades primárias de Maslow, enquanto os fatores motivacionais relacionam-se com as necessidades secundárias.





Mc Gregor
Teoria X e Teoria y


Mc Gregor compara dois estilos diferentes de administrar. De um lado, um estilo baseado na teoria tradicional e mecanicista (a que deu o nome de Teoria X), e de outro, um estilo voltado nas concepções modernas do comportamento humano (a que deu o nome de Teoria Y).


Teoria X


ü  As pessoas são preguiçosas por natureza. Elas evitam o trabalho ou trabalham muito pouco.


ü  Não gostam de assumir responsabilidades.


ü  Não assumem riscos e resistem a mudanças.


Essas concepções formam a Teoria X que reflete um estilo duro e autocrático, onde as pessoas são vistas apenas como meios de produção. A Teoria X representa a Administração Científica de Taylor, e da Teoria Clássica de Fayol.


Teoria Y


ü  As pessoas não tem desprazer em trabalhar. O trabalho pode ser uma fonte de satisfação e recompensa.


ü  Motivação e capacidade para assumir responsabilidades.


ü  Trabalhar é algo natural e prazeroso.


A Teoria Y mostra um estilo de administração aberto, dinâmico e democrático, onde administrar torna-se um processo de criar oportunidades e crescimento individual. Medidas inovadoras e humanistas são aplicadas nesta teoria como:


Apreciação Crítica da Teoria Comportamental


ü  Os behavioristas preocupam-se mais em explicar e descrever as características do comportamento organizacional do que em construir modelos e princípios de aplicação prática.


ü  Preferem planejar tarefas e determinar papéis para o indivíduo e investir em seu treinamento do que esperar que as pessoas tenham qualidades sobre-humanas para desempenhar papéis que não são totalmente claros e definidos.


Visão Tendenciosa


Os aspectos subjetivos e as diferentes interpretações pessoais da realidade foram desprezados não levando em conta as diferenças individuais de personalidade das pessoas.


Sejam quais forem às críticas, aos conceitos da Teoria Comportamental estes são os mais conhecidos e populares de toda a teoria administrativa.





Referências Bibliográficas


·         Introdução à Teoria Geral da Administração
            Idalberto Chiavenato
             Sétima Edição
             Editora Campus


·         Teoria Geral da Administração
            Antonio Cesar Amaru Maximiano
            Quarta Edição
           Editora Atlas

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