Teoria Comportamental
Origens da Teoria Comportamental
A
Teoria Comportamental surge no final da década de 1940 com uma nova definição
dos conceitos administrativos.
ü Compartilha
alguns conceitos da Teoria das Relações Humanas apenas para servir como ponto
de partida, mas rejeita as concepções ingênuas e românticas da mesma.
ü Critica
a Teoria Clássica e a oposição rígida dos autores clássicos principalmente no
que se refere ao “modelo de máquina”.
ü Em
1947, surge um livro que marca o início da Teoria Comportamental na
administração – O Comportamento Administrativo de Herbert. A. Simon.
Novas proposições sobre a motivação humana
Um
dos temas fundamentais da Teoria Comportamental é a motivação humana. Para os
autores behavioristas o administrador precisa conhecer as necessidades humanas
para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana
para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações. Maslow |
Pirâmide de Maslow
A
teoria da motivação de Maslow é representada em forma de pirâmide onde as
necessidades humanas estão organizadas em níveis, em uma hierarquia de
importância. Na base estão às necessidades mais baixas (necessidades
fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (necessidades de
auto-realização). As necessidades humanas e sua intensidade são variadas e obedecem às diferenças individuais entre as pessoas.
ü Somente
quando o nível inferior da necessidade está satisfeito é que o nível mais elevado
surge no comportamento da pessoa.
ü Nem
todas as pessoas conseguem chegar ao topo da pirâmide. Muitas param no meio do caminho.
ü
A
frustração da satisfação das necessidades passa a ser considerada como ameaça
psicológica.
Herzberg |
Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
Frederick
Herzberg (psicólogo e consultor americano) formulou a teoria dos dois fatores
para explicar como o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interage para
produzir motivação. Segundo ele existem dois fatores que orientam o
comportamento das pessoas, são:
1-
Fatores
Higiênicos ou Extrínsecos
Os
fatores higiênicos criam o clima psicológico e material saudável e influenciam
a satisfação com as condições dentro das quais o trabalho é realizado. Essas
condições são decididas pela empresa, assim os fatores higiênicos estão fora do controle das pessoas. Os
principais fatores higiênicos são:
ü Salários;
ü Benefícios
sociais;
ü Tipo
de chefia ou supervisão;
ü Condições
físicas e ambientais de trabalho entre outros.
As pesquisas
de Herzberg mostram que quando os fatores higiênicos são ótimos eles apenas
evitam a insatisfação dos empregados, porém não conseguem sustentá-la por muito
tempo. Eles apenas evitam a insatisfação, mas não provocam a satisfação.
Herzberg também os chama de fatores
insatisfacientes.
2-
Fatores
Motivacionais ou Intrínsecos
Para
que haja motivação, segundo Herzberg, é preciso que a pessoa esteja sintonizada
com seu trabalho. Os fatores motivacionais estão sob o controle dos indivíduos,
pois estão relacionados com aquilo que faz e desempenha. Por estarem,
relacionados com a satisfação dos indivíduos, Herzberg também os chama de fatores satisfacientes.
ü Satisfação no cargo depende dos fatores
motivacionais ou satisfacientes.
ü Insatisfação no cargo depende dos
fatores higiênicos ou insatisfacientes.
As
teorias de Maslow e Herzberg apresentam pontos em comum. Os fatores higiênicos
de Herzberg relacionam-se com as necessidades primárias de Maslow, enquanto os
fatores motivacionais relacionam-se com as necessidades secundárias. Mc Gregor |
Mc
Gregor compara dois estilos diferentes de administrar. De um lado, um estilo
baseado na teoria tradicional e mecanicista (a que deu o nome de Teoria X), e
de outro, um estilo voltado nas concepções modernas do comportamento humano (a
que deu o nome de Teoria Y).
Teoria X
ü As
pessoas são preguiçosas por natureza. Elas evitam o trabalho ou trabalham muito
pouco.
ü Não
gostam de assumir responsabilidades.
ü Não
assumem riscos e resistem a mudanças.
Essas
concepções formam a Teoria X que reflete um estilo duro e autocrático, onde as
pessoas são vistas apenas como meios de produção. A Teoria X representa a
Administração Científica de Taylor, e da Teoria Clássica de Fayol.
Teoria Y
ü As
pessoas não tem desprazer em trabalhar. O trabalho pode ser uma fonte de
satisfação e recompensa.
ü Motivação
e capacidade para assumir responsabilidades.
ü Trabalhar
é algo natural e prazeroso.
A
Teoria Y mostra um estilo de administração aberto, dinâmico e democrático, onde
administrar torna-se um processo de criar oportunidades e crescimento
individual. Medidas inovadoras e humanistas são aplicadas nesta teoria como:
Apreciação Crítica da Teoria
Comportamental
ü Os
behavioristas preocupam-se mais em explicar e descrever as características do
comportamento organizacional do que em construir modelos e princípios de
aplicação prática.
ü Preferem
planejar tarefas e determinar papéis para o indivíduo e investir em seu treinamento
do que esperar que as pessoas tenham qualidades sobre-humanas para desempenhar
papéis que não são totalmente claros e definidos.
Visão Tendenciosa
Os
aspectos subjetivos e as diferentes interpretações pessoais da realidade foram
desprezados não levando em conta as diferenças individuais de personalidade das
pessoas.
Sejam
quais forem às críticas, aos conceitos da Teoria Comportamental estes são os
mais conhecidos e populares de toda a teoria administrativa.
Referências Bibliográficas
·
Introdução à Teoria Geral da Administração
Idalberto Chiavenato Sétima Edição
Editora Campus
·
Teoria Geral da Administração
Antonio Cesar Amaru MaximianoQuarta Edição
Editora Atlas
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