segunda-feira, maio 21, 2012

Fordismo


FORDISMO

  Henry Ford (1863-1947) iniciou sua carreira como mecânico. Projetou um modelo de carro e em 1899 fundou sua primeira fábrica de automóveis, que logo depois fechou.
Sem desanimar e com as artimanhas que tinha em 1903 Ford fundou uma nova fábrica a Ford Motor Company. Sua visão era popularizar o consumo de carros, vender a preços populares e com assistência técnica garantida, revolucionando a estratégia comercial da época.
Ford inovou na organização do trabalho.
Produção em massa, dentro do mais baixo preço de custo, para que pudesse baixar o preço de venda.
Estabeleceu o período de oito horas de trabalho, e duplicou o salário dos funcionários.
Inovou na linha de montagem móvel, pois cada um realiza sua parcela de trabalho dentro do tempo pré estabelecido pela esteira móvel. (trabalho vai até o trabalhador).

A condição-chave da produção em massa é a simplicidade.
Ford T - Primeiro modelo de carro do mundo produzido em série por Henry Ford.

Conceitos de Ford:
Levar á excelentes índices de eficiência,
ü      A progressão do produto através do processo produtivo é planejada, ordenada e contínua.
ü      O trabalho é entregue ao trabalhador em vez de deixá-lo com a iniciativa de ir buscá-lo.
ü      As operações são analisadas em seus elementos constituintes.
  
Princípios de Ford
ü      Intensificação: Colocar o produto o mais rápido no mercado, para não ter custo se o produto estiver em estoque.
ü      Economicidade: Reduzir estoques da matéria prima, a velocidade de produção deve ser rápida, para que o produto se pague antes mesmo do mesmo ser pago.
ü      Produtividade: Aumento da capacidade de produção do homem no mesmo período, por meio da especialização e da linha de montagem.

Vantagens e desvantagens:
ü      Eliminar focos de desperdícios;
ü       Maior número de produtos com garantia e qualidade pelo menor preço;
ü      Jornada de trabalho reduzida para oito horas o que antes eram dez á doze horas diárias;
ü      Simplicidade nos produtos, reduzindo a quantidade de peças;
ü      Ausência de Comprovação Científica;
ü      Abordagem incompleta da Organização;
ü      Limitação do campo de atuação;
ü      Abordagem Prescritiva e Normativa;

Administração atual
Podemos levar em conta que Ford deu inicio á simplicidade de montagem, objetivo de metas, divisão das funções e criação estratégica comercial.
Fatores que podemos encontrar até os dias atuais nas empresas.


Bibliografia
 Chiavenato, Idalberto Introdução á teoria geral da administração, 6º Ed. –.
Rio de Janeiro: Campus 2000
Montana, Patrick J e Bruce H. Charnov – São Paulo: Saraiva 2000.

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