segunda-feira, maio 21, 2012

Taylorismo

Taylorismo
  “O estudo do tempo é o mais importante elemento da Administração Científica”
Frederick Wisnlow Taylor (1856-1915) foi o pioneiro na Administração Científica, teoria essa que visava o aumento da eficiência na organização, através da racionalização do trabalho do operário.
Taylor acreditava que só seria possível a satisfação econômica da organização quando seus operários se tornassem eficientes.
Mas eficientes não significava trabalhar sozinhos, e sim dividir suas atividades em tarefas (peças), e com isso os trabalhadores eram pagos de acordo com a quantidade produzida.
E desta teoria de que os trabalhadores quanto mais produzissem maiores salários teriam, Taylor julgava os operários como Homo-Economicus, termo este de que eles eram mesquinhos, vagabundos e preguiçosos, pois não trabalhavam porque gostavam, e sim pelo interesse salarial e premiações.

Conceito de Taylor é "Tempos e Movimentos"

Princípios de Taylor na Administração Científica:
ü      Planejamento: Substitui no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírica-prática, pelos métodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência, através do planejamento.
ü      Preparo: Identificar as coisas que estão obstruídas e trabalhar de forma racional, preparação e treinamento para produzir mais e melhor.
ü      Controle: Feedback, meios para se ter certeza de que o desempenho planejado seja realmente atingido conforme as normas atingidas.
ü      Execução: Distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem disciplinada.

Vantagens e Desvantagens:
ü      Maior eficiência;
ü      Alocação dos trabalhadores em função de acordo com suas aptidões naturais;
ü      Fadiga;
ü      Trabalhadores remunerados de acordo com a quantidade produzida;
ü      Trabalhadores passivos;
ü      Mecanicismo;

Administração atual
Apesar de muito criticada o Taylorismo ainda é aplicado nas empresas, embora de maneira diferenciada.
Uma empresa que trabalha com linha de produção, prestações de serviços, permanece a divisão de tarefas, premiações por serviços realizados, e o trabalhador muitas vezes faz horas extras visando o salário a mais no fim do mês.
Os princípios de Taylor também são fatores que necessitam de aplicabilidade na administração atual.

Bibliografia
 Chiavenato, Idalberto Introdução á teoria geral da administração, 6º Ed. –.
Rio de Janeiro: Campus 2000
Montana, Patrick J e Bruce H. Charnov – São Paulo: Saraiva 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário